domingo, 1 de setembro de 2013

Percy Jackson e O Mar de Monstros [SOILER ALERT]


Olá, leitores! Quanto tempo, não? Pois é, estive meio ocupada ultimamente. Mas este fim de semana tirei um tempinho para ir ao cinema e assistir Percy Jackson e o Mar de Monstros.
Sei que as críticas a este filme não são positivas, mas não foi o que eu achei. Na minha opinião, a primeira coisa a se fazer quando você vai assistir a um filme da série Percy Jackson e os Olimpianos é se libertar do livro. A saga de Rick Riordan é fantástica, mas a versão para o cinema nunca é fiel. E porque isso significaria que o filme é ruim?
Mesmo assim, posso dizer que O Mar de Monstros é, com certeza, muito mais fiel do que O Ladrão de Raios. Comecemos então a contar a história do filme.
Pecy Jackson é um garoto de 17 anos filho de Poseidon, ele mora no acampamento Meio-Sangue com seus amigos Annabeth (filha de Atena) e Grover (um sátiro). e uma garota que ele não gosta, Clarisse (filha de Ares). No começo do filme Percy conta a história do pinheiro que protege o acampamento, e o que posso comentar é que a cena da morte de Thalia e ela se transformando em uma árvore ficou perfeita! Depois, o filme mostra Percy em uma competição, vencida por Clarisse. E para piorar a vida de Percy, Poseidon manda de presente um meio-irmão ciclope (Tyson), que faz o herói passar vergonha, pelo menos na opinião dele.
Até aí nada de muito extraordinário, certo? Mas a árvore de Thalia, que protege o acampamento, foi envenenada e o lugar fica vulnerável a vários monstros. Como eles descobrem isso? Um touro metálico e cheio de armas os ataca e adivinha quem salva a paróquia? Percy, é claro, mas não sem a ajuda de seu irmão Tyson. Nessa hora, Luke também aparece e avisa que está por trás de tudo. Durante o filme, o vilão convida Percy várias vezes para se juntar a ele e a Cronos.
Percy também faz uma consulta ao oráculo, que revela a ele a profecia do livro, mas com uma importante alteração: a idade do semideus, filho de um dos Três Grandes (Zeus, Hades e Poseidon), passa de 16 para 20 anos. O filme continua quase fiel, Clarisse é escolhida para ir atrás do velocino de ouro (o único que pode salvar Thalia). Pecy, Annabeth, Tyson e Grover (que no livro está preso na ilha do ciclope e é o motivo da viagem dos filhos de Poseidon e Atena) partem, escondidos, em busca do artefato.
Annabeth chama o táxi das Greias (três velhas de um olho só). Ao ver que os semideuses não têm dinheiro suficiente para pagar a corrida até a Flórida, os quatro são expulsos. Antes, contudo, as irmãs dão uma informação preciosa, as coordenadas da ilha do velocino de ouro. Grover é sequestrado pelos comparsas de Luke e os outros três vão falar com Hermes, na esperança de que ele saiba alguma coisa sobre o filho. O deus, após presenteá-los com uma fita métrica que dissolve tudo e uma garrafa térmica cheia de ventos, diz que Luke está a bordo do iate Princesa Andrômeda. Lá Pecy descobre sobre a reerguida de  Cronos e que Grover partiu para o Mar de Monstros (onde está o velocino, que também é essencial para a recuperação do Titã). Após derrotar Luke e companhia, Percy, Annabeth e Tyson vão em busca de Grover. No meio do caminho eles encontram Clarisse, presa com eles, no estômago de um monstro marinho. Graças a uma ideia de Percy todos conseguem escapar.
Finalmente chegam à ilha onde está o velocino. Nessa ilha, anteriormente, funcionava o parque de diversões de Circe (que não aparece no filme, infelizmente). Lá eles encontram Grover vestido de noiva ciclope  para enganar Polifemo e conseguem salvá-lo (sem a artimanha que Annabeth usa no livro). Ao sair da caverna do ciclope com o velocino, os heróis são surpreendidos com a chegada de Luke e sua trupe. Há uma luta, Tyson "morre" e depois volta para salvar o irmão. Cronos ressurge e é derrotado por Percy. Annabeth também quase morre, mas é curada pelo velocino, que no fim, também cura o pinheiro do acampamento Meio-Sangue, mas seu efeito é muito mais poderoso do que imaginavam. Thalia volta à vida, deixando a profecia dos Três-Grandes sem um herói definido.
Agora que vocês já conhecem a história e algumas de suas alterações, em comparação ao livro, vocês também podem dar a sua opinião. Mas, a minha é a seguinte: Percy Jackson é um bom filme, quatro estrelas eu diria. Mesmo não sendo plenamente fiel a obra de Rick Riordan, o longa encontrou soluções interessantes para a história, que foi tão modificada em o Ladrão de Raios. O livro continua sendo mil vezes melhor, mas é raro quando isso não acontece. Mesmo assim, O Mar de Monstros merece ser assistido e merece ter uma continuação. Quem já leu o livro vai gostar, mas quem só viu o filme vai gostar muito!
Assista o trailer de Percy Jackson e o Mar de Monstros: