terça-feira, 12 de março de 2013

A Renuncia do Papa

Já não é mais novidade para ninguém que o papa Bento XVI renunciou ao cargo. Mas muitos especulam que o verdadeiro motivo do Sumo Pontífice não foi uma doença grave, e sim os escândalos que rondam a Igreja Católica.
Existem notícias de que  um relatório com cerca de 300 páginas sobre os escândalos da Igreja foi importante para a decisão do papa. O documento foi elaborado por três cardeais da confiança de Bento XVI e tem conteúdo sigiloso. Mesmo assim, especula-se que o relatório aborda assuntos como corrupção, disputas de poder, e envolvimento de alguns membro da Igreja com postituição homossexual! Existe também um video que mostra um líder de Estado passando e apertando a mão de todos os Cardeais, mas quando o papa passa logo em seguida, alguns religiosos se recusam a apertar sua mão.
Dizem ainda que  Ratzinger e o papa Bento XVI são pessoas com personalidades muito diferentes, embora ambos sejam o mesmo homem. "Uma coisa é o Ratzinger professor e acadêmico, que era extremamente gentil e inteligente, além de amigo dos estudantes. Dava metade do salário aos estudantes latinos e da África. Outra coisa é o Bento XVI, que exerce função autoritária e centralizadora, sem misericórdia com homossexuais e [adeptos da] camisinha" diz o teólogo e professor universitário Leonardo Boff.
O Sumo Pontífice saiu, pedindo renovações na Igreja e um representante mais jovem, capaz de enfrentar o desafio que é ser papa. Pelo jeito, o novo representante da Igreja deverá ter força suficiente para contornar os escândalos, punir os corruptos, além de muito carisma para conquistar os cardeais e os fiéis.
A partir de hoje 115 cardeais estão reunidos na Capela Sistina para escolher quem será o homem responsável pela Igreja Católica. Espera-se que os cardeais escolham um novo papa até o dia 17 de março, pois a semana santa está próxima. Por isso a votação foi antecipada. Veja a seguir como funciona um conclave.
novo Papa

Um comentário:

  1. Ana, adorei seu texto, um verdadeiro e lúcido artigo de opinião. Parabéns! Estou aguardo o que você pensa a respeito do Papa Francisco. Um abraço.

    ResponderExcluir